Como elaborar um projeto de pesquisa.

Com certeza uma das grandes necessidades para toda categoria profissional é o aperfeiçoamento profissional. É sabido também que o desconhecimento e o despreparo são ítens que interferem bastante  no alcance de algumas pretenções profissionais das pessoas. Pensando nisto gostaria de socializar um material informativo que consegui no site da UNIVILLE que traz algumas informãções importantes sobre como elaborar um projeto de pesquisa, item necessário em qualquer processo seletivo para profissionais que vislumbram vagas em curso de mestrados. Espero que seja útil. 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE

PROJETOS DE PESQUISA

ELEIDE ABRIL GORDON FINDLAY

MAURO A. COSTA

SANDRA PASCHOAL LEITE DE CAMARGO GUEDES

2.ª edição revista e atualizada

1.ª edição formato digital

2006

EXPEDIENTE

Reitor

Paulo Ivo Koehntopp

Vice-Reitor

Wilmar Anderle

Pró-Reitora de Ensino

Ilanil Coelho

Pró-Reitora de Pesquisa e

Pós-Graduação

Sandra Aparecida Furlan

Pró-Reitora de Extensão e Assuntos

Comunitários

Therezinha M. Novais de Oliveira

Pró-Reitor de Administração

Martinho Exterkoetter

PRODUÇÃO EDITORIAL

Editora Univille

Coordenação Geral

Reny Hernandes

Diagramação

Andréa Rosa de Oliveira Machado

Marisa Kanzler Aguayo

Revisão

Viviane Rodrigues

Equipe Técnica Responsável

Eleide Abril Gordon Findlay

Mauro A. Costa

Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes

Corpo Consultivo

Eloi Menestrina

Ilanil Coelho

Jaidette Farias Klug

Lauci Aparecida Cavalett

Mariluci N. Carelli

Regina M. M. Gern

Tatiana Menestrina

Catalogação na fonte pela Biblioteca Universitária da UNIVILLE

Findlay, Eleide Abril Gordon

F494g Guia para apresentação de projetos de pesquisa/Eleide

Abril Gordon Findlay; Mauro A. Costa; Sandra Paschoal Leite

de Camargo Guedes. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006

26 p. ; 21 cm.

1. Metodologia Científica. 2. Projeto de pesquisa.

I. Costa, Mauro A. II. Guedes, Sandra P. L. de Camargo.

III. Título

CDD 001.42

Sumário

Apresentação ..........................................................................................5

Introdução ..............................................................................................7

Estrutura de um projeto de pesquisa ....................................................9

1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO ..................................................11

2. JUSTIFICATIVA ..............................................................................11

3. PROBLEMA ......................................................................................12

4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES ..................................................13

5. OBJETIVOS ......................................................................................15

6. REVISÃO DA LITERATURA .........................................................16

7. METODOLOGIA ............................................................................16

8. RESULTADOS ESPERADOS ..........................................................18

9. CRONOGRAMA .............................................................................18

10. ORÇAMENTO ..............................................................................20

11. REFERÊNCIAS ...............................................................................22

12. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ....................................................23

Referências ............................................................................................24

5

Apresentação

As Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e Pós-Graduação e de

Extensão, procurando facilitar os trabalhos acadêmicos produzidos na

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE –, propuseram a

elaboração de um guia que orientasse a construção de projetos de pesquisa.

A diversidade bibliográfica, que, diga-se de passagem, é rica nessa

área do conhecimento, tem propiciado diferentes modelos de projetos de

pesquisa, os quais têm gerado confusão tanto entre os professores como

entre estes e seus alunos. Tais diferenças, no entanto, relacionam-se

principalmente à ordem das etapas constitutivas do projeto ou à

nomenclatura delas. E são exatamente essas pequenas diferenças que

costumam causar confusão entre os pesquisadores.

Este guia apresenta um roteiro para elaboração de projetos de

pesquisa fundamentado em revisão bibliográfica feita com base em várias

obras de metodologia, na qual se identificou a existência de diferentes

modelos de projetos. A partir dessa constatação, estabeleceu-se uma

seqüência de etapas de um projeto de pesquisa resultante do consenso da

maioria dos autores consultados.

O Guia para elaboração de projetos de pesquisa pretende se

transformar num instrumento facilitador para professores e alunos da

UNIVILLE, sem, contudo, diminuir ou substituir a função do professor

de Metodologia da Pesquisa. Este, na verdade, é o responsável pelo

aprofundamento de todas as etapas do projeto relacionadas no guia.

Assim, este guia apresenta os passos básicos de um projeto de

pesquisa descrevendo sinteticamente o que consta em cada um deles.

Os autores

7

Introdução

A produção e a difusão do conhecimento são pilares básicos de uma

Universidade, sendo a produção entendida como pesquisa, e a sua difusão,

como ensino e ou extensão.

A pesquisa, um dos princípios do Projeto Pedagógico

da UNIVILLE, está voltada à produção de

conhecimento, com o objetivo de manter um processo

constante de reflexão crítica, que impõe não somente

apreendê-la de forma mais abrangente, como também

propor alternativas para a realidade existente

(UNIVILLE, 2003).

Dessa forma, a pesquisa deve estar presente em todos os níveis de

ensino da Universidade, desde a graduação até a pós-graduação, variando

em seu aprofundamento. Para o desenvolvimento de qualquer pesquisa,

em qualquer nível, há a necessidade de um PROJETO.

A presença da disciplina de Metodologia da Pesquisa ou Científica

nas grades curriculares de todos os cursos da UNIVILLE visa dar

instrumentos aos alunos de graduação na prática do método científico.

A existência de um projeto facilita a elaboração e o aprofundamento

de qualquer trabalho acadêmico, quer seja de uma disciplina ou de uma

monografia de final ou de conclusão de curso.

Ainda na graduação, os alunos que almejam seguir a carreira

acadêmica ou melhorar sua formação profissional têm a oportunidade

de se lançar mais efetivamente na pesquisa por intermédio do

Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – da UNIVILLE, e

para algumas modalidades existe a necessidade da elaboração de

projeto de pesquisa.

Em alguns cursos de pós-graduação lato sensu, ou seja,

especialização, também há a exigência de um projeto de pesquisa para a

elaboração de monografia.

8

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

Para o ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja,

mestrados ou doutorados, há a necessidade de apresentação de um projeto

de pesquisa que posteriormente resultará em dissertação ou tese.

Os passos básicos para a elaboração desses projetos são: título,

justificativa, problema, formulação de hipóteses, objetivos, revisão da

literatura, metodologia, cronograma, resultados esperados, orçamento

e referências, que serão apresentados a seguir.

Esperamos que este GUIA funcione, realmente, como um

facilitador na elaboração de projetos de pesquisa em todos os níveis,

reforçando que o aprofundamento necessário caberá ao próprio

pesquisador.

9

Estrutura de um projeto de pesquisa*

1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO

2. JUSTIFICATIVA

3. PROBLEMA

4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES

5. OBJETIVOS

5.1. Gerais

5.2. Específicos

6. REVISÃO DA LITERATURA

7. METODOLOGIA

8. RESULTADOS ESPERADOS

9. CRONOGRAMA

10. ORÇAMENTO

11. REFERÊNCIAS

12. APÊNDICES

13. ANEXOS

Projeto de Pesquisa NÃO TEM conclusão.

* Para a formatação e digitação de todo o projeto, consulte o Guia para apresentação de

trabalhos acadêmicos. Joinville: UNIVILLE, 2005.

10

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

TÍTULO DO PROJETO

JUSTIFICATIVA

PROBLEMA

HIPÓTESES

OBJETIVOS

REVISÃO DA LITERATURA

METODOLOGIA

RESULTADOS ESPERADOS

CRONOGRAMA

ORÇAMENTO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

ANEXOS

Figura 1 – Elementos constitutivos do projeto de pesquisa

11

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO

O tema parte preferencialmente da realidade circundante do

pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou

cultural. O título parte do tema e é o “cartão de apresentação” do projeto

de pesquisa. Ele expressa a delimitação e a abrangência temporal e espacial

do que se pretende pesquisar.

2. JUSTIFICATIVA

A justificativa constitui uma parte fundamental do projeto de

pesquisa. É nessa etapa que você convence o leitor (professor, examinador

e demais interessados no assunto) de que seu projeto deve ser feito. Para

tanto, ela deve abordar os seguintes elementos: a delimitação, a relevância

e a viabilidade.

a) Delimitação

Como é impossível abranger em uma única pesquisa todo o

conhecimento de uma área, deve-se fazer recortes a fim de focalizar o

tema, ou seja, selecionar uma parte num todo. Delimitar, pois, é pôr limites.

O que delimitar?

- Área específica do conhecimento;

- Espaço geográfico de abrangência da pesquisa;

- Período focalizado na pesquisa.

b) Relevância

Deve ser evidenciada a contribuição do projeto para o conhecimento

e para a sociedade, ou seja, em que sentido a execução de tal projeto irá

subsidiar o conhecimento científico já existente e a sociedade de maneira

geral ou específica.

12

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

c) Viabilidade

A justificativa deve demonstrar a viabilidade financeira, material

(equipamentos) e temporal, ou seja, o pesquisador mostra a possibilidade

de o projeto ser executado com os recursos disponíveis.

3. PROBLEMA*

Sem problema não há pesquisa, mas, para formular um problema

de pesquisa, urge fazer algumas considerações pertinentes no sentido de

evitar equívocos. Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre

o problema de pesquisa e os problemas do acadêmico. O

desconhecimento, a desinformação, a dúvida do pesquisador em relação

a um assunto e/ou tema não constitui um problema de pesquisa. Essas

lacunas podem ser resolvidas com uma leitura seletiva e aprofundada,

dispensando, portanto, um projeto de pesquisa. Em segundo lugar, não

confundir tema com problema. O tema é o assunto geral que é abordado

na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser

investigado dentro do tema da pesquisa.

PROBLEMA É UMA INTERROGAÇÃO QUE

O PESQUISADOR FAZ À REALIDADE

A justificativa deve ser elaborada em texto

único, sem tópicos.

* Algumas instituições de ensino e agências financiadoras solicitam a inclusão do problema ou

da problemática na justificativa.

13

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

Além disso, é necessário também esclarecer o que é uma

problemática e um problema. Segundo Oliveira (2001, p. 107),

uma problemática pode ser considerada como a

colocação dos problemas que se pretende resolver

dentro de um certo campo teórico e prático. Um

mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em

problemáticas diferentes.

A título de exemplo, a industrialização de Joinville pode ser

enquadrada em problemáticas de Economia, Administração, História,

Medicina, Meio Ambiente, Educação, Ciências Contábeis, Educação

Física, Química e tantas outras.

O problema não surge do nada, mas é fruto de leitura e/ou

observação do que se deseja pesquisar. Nesse sentido, o aluno deve fazer

leituras de obras que tratem do tema no qual está situada a pesquisa,

bem como observar – direta ou indiretamente – o fenômeno (fato,

sujeitos) que se pretende pesquisar para, posteriormente, formular

questões significativas sobre o problema.

A formulação mais freqüente de um problema na literatura sobre

metodologia da pesquisa ocorre, de maneira geral, em forma de uma

questão ou interrogação.

4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES*

As hipóteses são possíveis respostas ao problema da pesquisa e orientam

a busca de outras informações. A hipótese pode também ser entendida como

Tema não é problema!

Problemática não é problema!

* Alguns autores utilizam a expressão “questões de pesquisa” ou “questões norteadoras” em vez

de hipóteses.

14

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

as relações entre duas ou mais variáveis, e é preciso que pelo menos uma

delas já tenha sido fruto de conhecimento científico.

E o que são variáveis? São características observáveis do fenômeno

a ser estudado e existem em todos os tipos de pesquisa. No entanto,

enquanto nas pesquisas quantitativas elas são medidas, nas qualitativas

elas são descritas ou explicadas (TRIVIÑOS, 1987).

Nas hipóteses não se busca estabelecer unicamente uma conexão

causal (se A, então B), mas a probabilidade de haver uma relação entre as

variáveis estabelecidas (A e B), relação essa que pode ser de dependência,

de associação e também de causalidade.

Tal como o problema, a formulação de hipóteses prioriza a clareza e

a distinção.

“É preciso não confundir hipótese com pressuposto, com

evidência prévia. Hipótese é o que se pretende demonstrar

e não o que já se tem demonstrado evidente, desde o ponto

de partida. [...] nesses casos não há mais nada a

demonstrar, e não se chegará a nenhuma conquista e o conhecimento

não avança” (SEVERINO, 2000, p. 161).

A pesquisa pode confirmar ou refutar a(s) hipótese(s)

levantada(s).

HIPÓTESES NÃO são perguntas, mas SIM

AFIRMAÇÕES.

15

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

5. OBJETIVOS

Nessa parte o aluno formula as suas pretensões com a pesquisa. Ele

define, esclarece e revela os focos de interesse da pesquisa. Os objetivos

dividem-se em geral e específicos.

5.1 Objetivo Geral

O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece

e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é

redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo.

5.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos definem os diferentes pontos a serem

abordados, visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral.

Assim como o objetivo geral, os verbos devem ser utilizados no

infinitivo.

Alguns dos verbos utilizados na redação dos objetivos costumam ser:

ANALISAR AVALIAR COMPREENDER

CONSTATAR DEMONSTRAR DESCREVER

ELABORAR ENTENDER ESTUDAR

EXAMINAR EXPLICAR IDENTIFICAR

INFERIR MENSURAR VERIFICAR

Para cada hipótese se estabelece mais de um

objetivo específico. Portanto, quanto mais

hipóteses, mais complexa é a pesquisa.

16

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

6. REVISÃO DA LITERATURA

Nessa etapa, como o próprio nome indica, analisam-se as mais

recentes obras científicas disponíveis que tratem do assunto ou que dêem

embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento do projeto

de pesquisa. É aqui também que são explicitados os principais conceitos e

termos técnicos a serem utilizados na pesquisa.

Também chamada de “estado da arte”, a revisão da literatura

demonstra que o pesquisador está atualizado nas últimas discussões no

campo de conhecimento em investigação. Além de artigos em periódicos

nacionais e internacionais e livros já publicados, as monografias,

dissertações e teses constituem excelentes fontes de consulta.

7. METODOLOGIA

Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas utilizados para a

realização de uma pesquisa.

Existem duas abordagens de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa.

A primeira aborda o objeto de pesquisa sem a preocupação de medir ou

qualificar os dados coletados, o que ocorre essencialmente na quantitativa.

Porém é possível abordar o problema da pesquisa utilizando as duas formas.

Faz-se necessário, contudo, definir o que é método. Este pode ser

compreendido como o caminho a ser seguido na pesquisa.

Revisão de literatura difere-se de uma

coletânea de resumos ou uma “colcha de

retalhos” de citações!

17

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

Em uma pesquisa existem métodos de abordagem e métodos deprocedimento. O método de abordagem diz respeito à concepção teórica

utilizada pelo pesquisador, enquanto o de procedimento relaciona-se à

maneira específica pela qual o objeto será trabalhado durante o processo

de pesquisa. Exemplos de métodos de abordagem podem ser: hipotéticodedutivo,

indutivo, fenomenológico, dialético, positivista, estruturalista

e hermenêutico. Exemplos de métodos de procedimentos podem ser:

histórico, estatístico, comparativo, observação, monográfico, econométrico

e experimental.

Os métodos de pesquisa e sua definição dependem do objeto e do

tipo da pesquisa. Os tipos mais comuns de pesquisa são:

• de campo;

• bibliográfica;

• descritiva;

• experimental.

Aliadas aos métodos estão as técnicas de pesquisa, que são os

instrumentos específicos que ajudam no alcance dos objetivos almejados.

As técnicas mais comuns são:

• questionários (instrumento de coleta de dados que dispensa a

presença do pesquisador);

• formulários (instrumento de coleta de dados com a presença do

pesquisador);

• entrevistas (estruturada ou não estruturada);

Método é “o conjunto de etapas e processos a serem

vencidos ordenadamente na investigação dos fatos

ou na procura da verdade” (RUIZ, 1985, p. 131).

18

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

• levantamento documental;

• observacional (participante ou não participante);

• estatísticas.

Nessa parte, além do que já foi dito, também devem ser indicados

as amostragens (população a ser pesquisada), o local, os elementos

relevantes, o planejamento do experimento, os materiais a serem utilizados,

a análise dos dados, enfim, tudo aquilo que detalhe o caminho que você

trilhará para concretizar a pesquisa.

8. RESULTADOS ESPERADOS

Esse item é dispensável nos trabalhos de graduação, porém é

necessário em projetos com financiamento. Devem ser explicitados os

resultados práticos esperados com a pesquisa, como:

- Números e características de publicações (artigos, livros etc.);

- Comunicações em congressos ou simpósios;

- Registro de patentes;

- Exposição;

- Criação ou industrialização de produtos.

A UNIVILLE exige esse item em todos os projetos de pesquisa por

ela financiados.

9. CRONOGRAMA

No cronograma você dimensiona cada uma das etapas do

desenvolvimento da pesquisa, no tempo disponível para sua execução.

Geralmente os cronogramas são divididos em meses.

19

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

CUIDADO!!!

Só estabeleça etapas que possam ser executadas

no prazo disponível.

DESCRIÇÃO DAS

ETAPAS

2002

2003

MESES MESES

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

- Revisão bibliográfica x x x x x x x

- Coleta de dados x x x

x

- Coleta de amostras x x x x x x

- Análise das amostras x x x x x x

- Entrevistas x x

- Sistematização das

entrevistas

x x x x

- Análise dos dados e

elaboração da síntese

x x

- Primeira redação e

correção

x

- Entrega do relatório

final

x

O cronograma fica muito mais fácil de ser visualizado se estiver

em uma tabela.

Exemplo:

É possível ocorrer execução simultânea de etapas, as quais podem

ser semanais ou mensais.

O número de etapas do cronograma deve estar de acordo com o que

foi proposto no projeto, especialmente na parte da metodologia.

20

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

10. ORÇAMENTO*

Nele são indicados todos os materiais ou equipamentos necessários

para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: despesas de custeio

(remuneração de serviços pessoais, materiais de consumo, outros serviços

de terceiros e encargos), despesa de capital (equipamentos e material

permanente).

10.1 Recursos Humanos

TITULAÇÃO: E - Especialista M - Mestre D - Doutor

10.2 Materiais de Consumo

O orçamento só é elaborado em projetos

que pleiteiem financiamento.

* O modelo de orçamento aqui exibido é o utilizado nos formulários de pesquisa da UNIVILLE.

NOME FUNÇÃO TITULAÇÃO

HORAS

SEMANAIS DO

PROJETO

MESES DE

ATUAÇÃO NO

PROJETO

QUANTIDADE ESPECIFICAÇÃO VALOR

UNITÁRIO

TOT

TOTAL

21

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

10.3 Equipamentos

10.4 Recursos de Informática

10.5 Recursos de Artes Gráficas

QUANTIDADE ESPECIFICAÇÃO VALOR

UNITÁRIO

TOTAL

TOTAL

QUANTIDADE ESPECIFICAÇÃO VALOR

UNITÁRIO

TOTAL

TOTAL

QUANTIDADE ITINERÁRIO VALOR

UNITÁRIO

TOTAL

TOTAL

22

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

10.6 Transporte

10.7 Outros

11. REFERÊNCIAS*

As referências utilizadas para a elaboração do projeto e as fontes

documentais previamente identificadas que serão necessárias à pesquisa

devem ser indicadas em ordem alfabética e dentro das normas técnicas

(no Brasil as normas mais aceitas são as estabelecidas pela ABNT –

Associação Brasileira de Normas Técnicas).

QUANTIDADE ITINERÁRIO VALOR

UNITÁRIO

TOTAL

TOTAL

QUANTIDADE ITINERÁRIO VALOR

UNITÁRIO

TOTAL

TOTAL

* Para mais informações consulte o Guia para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Joinville: UNIVILLE, 2005, e as Normas da ABNT – NBR 6023/02.

23

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

12. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

12.1. Apêndice

Apêndices são elementos complementares ao projeto e que foram

elaborados pelo pesquisador. Aqui entrariam, por exemplo, questionários,

formulários de pesquisa de campo ou fotografias.

12.2. Anexos

Assim como os apêndices, os anexos só devem aparecer nos projetos

de pesquisa se forem extremamente necessários. São textos de autoria de

outra pessoa e não do pesquisador. Por exemplo: mapas, documentos

originais, fotografias batidas por outra pessoa que não o pesquisador.

Existem diferenças entre referências, referências

bibliográficas e bibliografia. A palavra referências indicaas obras efetivamente citadas no trabalho em questão.

Quando usada sozinha, pode indicar diferentes tipos

de obras, como livros, periódicos ou documentos,

sejam manuscritos, impressos ou em meio eletrônico.

Quando o trabalho apresentar somente citações de

obras publicadas em papel, utiliza-se o termo

referências bibliográficas. Já a palavra bibliografia indica

todas as leituras feitas pelo pesquisador durante o

processo de pesquisa.

24

Referências

ALMEIDA, Maria Lúcia Pacheco de. Como elaborar monografias.

4. ed. rev. e atual. Belém: CEJUP, 1996.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER. O método nasciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo:

Pioneira, 1998.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalhocientífico

: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1993.AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes

para elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: UNIMEP, 1992.

BARROS, Aidil de Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza.

Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. São

Paulo: McGraw-Hill, 1986.

______. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 2. ed. Petrópolis:

Vozes, 1991.

CARVALHO, Maria Cecília (Org.). Construindo o saber. Metodologia

científica: fundamentos e técnicas. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus,

1994.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, P. A metodologia científica. 3. ed. São

Paulo: McGraw-Hill, 1983.

CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre et al. Saber preparar uma

pesquisa. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/Abrasco, 1999.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.



25

Guia para elaboração de projetos de pesquisa

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed.

São Paulo: Atlas, 1994.

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. Campinas:

Papirus, 1995.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica – teoria

da ciência e prática da pesquisa. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.

Fundamentos

de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.MARIANTONIO, Antonio T.

et al. Elaboração e divulgação do trabalho

científico. São Paulo: Atlas, 1993.MARTINS, Gilberto de Andrade.

Manual para elaboração de

monografias e dissertação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994.OLIVEIRA, Silvio Luiz de.

Tratado de metodologia científica. Projetos

de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo:

Pioneira, 2001.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa:

abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1996.

PARRA FILHO, Domingos. Apresentação de trabalhos científicos –

monografias, TCC, teses, dissertações. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.REY, Luís.

Planejar e redigir trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo:

Edgard Blücher, 1998.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos

estudos. 13. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

26

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a

construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico.

21. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais:

a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. Resolução

n. 12/03, de 17 de julho de 2003. Define a pesquisa na UNIVILLE e

estabelece normas para sua execução. Joinville, 17 de julho de 2003.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em

administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.VIEIRA, Sônia.

Metodologia científica para a área de saúde. São Paulo:

Sarvier, 1984.

VIEIRA, Sônia; HOSSNE, William Saad. Pesquisa médica: a ética e a

metodologia. São Paulo: Pioneira, 1998.

sábado 31 março 2007 15:08



2 comentário(s)

  • ANDRADE EDUARDO Ter 12 Fev 2013 19:51
    AGRADEÇO MUITO PELO TRABALHO. FOI VALIOSO POR TER ABERTO OS HORIZONTES DO MEU CONHECIMENTO EM PESQUISAS.
  • Regina Pacis Sex 09 Dez 2011 20:30
    Boas dicas. Gostei!


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